Estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal, o dia do idoso é importante para promover a reflexão a respeito da situação dos idosos no País, todos os seus direitos e os desafios que enfrentam com o envelhecimento.
É fato que a idade chega para todos. De acordo com um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o número de idosos no Brasil só tende a crescer nas próximas décadas, superando pela primeira vez o número de crianças e adolescentes.
Sendo assim, o dia do idoso se torna uma data significativa para que possamos pensar em como é possível passar pelo envelhecimento com tranquilidade e qualidade de vida.
Quando é o dia do idoso?
O Brasil comemora o dia nacional do idoso no dia 27 de setembro, dia marcado pela publicação do Estatuto do Idoso, um documento feito com o propósito de promover a inclusão social da terceira idade, além de garantir seus direitos.
Já conforme instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), mundialmente, o dia do idoso é comemorado no dia 1° de outubro, que também tem como objetivo chamar a atenção para a existência de desigualdades, promover proteção social e refletir sobre como podemos proporcionar uma vida melhor aos idosos.
Quais são os principais desafios da terceira idade?
O processo natural do envelhecimento conta com uma série de mudanças físicas e psicológicas que afetam a saúde mental da pessoa idosa. Saber lidar com essas mudanças é fundamental para preservar o bem-estar e evitar o desenvolvimento de transtornos, como a ansiedade e a depressão.
Com a chegada da terceira idade, o ser humano começa a se deparar com mudanças como a dificuldade de se locomover, devido ao enfraquecimento dos ossos, e perdas cognitivas, como visão e audição.
Além das mudanças físicas, o luto, a dificuldade em se relacionar e o sentimento de solidão são bastante frequentes entre os idosos. Assim, eles acabam se tornando mais vulneráveis psicologicamente.
Sendo assim, é fundamental que o familiar idoso sempre receba os cuidados e a atenção necessários para que não se sintam abandonados e tenham disposição para continuar buscando novos objetivos de vida.
Como envelhecer com qualidade de vida?
Entendemos que para manter uma boa qualidade de vida, é fundamental cuidar da saúde. Sendo assim, a prática regular de exercícios, uma alimentação adequada, interação social, visitas regulares ao médico e também atendimento psicológico são apenas alguns dos fatores que podem garantir bem-estar para quem está na terceira idade.
Também é importante lembrar que o papel da família é fundamental para que o idoso esteja sempre bem assistido e se sinta querido.
De acordo com o Estatuto do Idoso, é obrigação da família e da sociedade garantir ao idoso o direito à vida, à saúde, à liberdade e à dignidade.
Como a Rede Vitória Spa pode ajudar?
Há mais de 13 anos cuidando de idosos, a Vitória Spa conta com profissionais adequados disponíveis 24h. Além disso, contamos com uma estrutura ideal e encantadora para garantir a qualidade de vida dos nossos pacientes.
Por fim, nesse dia do idoso, devemos lembrar como o respeito, a atenção e o cuidado são fundamentais para que o idoso possa enfrentar a velhice com saúde e tranquilidade, e para que possa viver esse momento com boas experiências, descobertas e novos propósitos.