O envelhecimento é um processo natural da vida e, com ele, a pessoa perde algumas habilidades, como o processo cognitivo, a atenção e muito mais. Entretanto, a terapia ocupacional para idosos se mostra uma ferramenta poderosa para se manter na ativa.
O grande desafio de todos para uma vida longa é ter qualidade no processo de envelhecimento. E isso começa já na juventude, com atitudes saudáveis em busca de bem-estar na terceira idade.
Agora, quer saber como a terapia ocupacional pode entrar no processo de qualidade de vida para os idosos? Confira com a gente neste post que preparamos sobre o assunto!
O que é terapia ocupacional para idosos?
A terapia ocupacional para idosos auxilia quem vem perdendo as funções normais, como andar, dirigir e até pensar rápido, a se manterem independentes. O fato de o idoso ter a sua independência, com segurança e respaldo da família, é essencial para dele.
Nesse sentido, a terapia ocupacional se torna um tratamento complementar ao acompanhamento médico que o idoso já realiza. Ela se torna uma alternativa tanto para pacientes que tiveram algum trauma ou doença incapacitante, como para as perdas naturais do envelhecimento.
A terapia ocupacional trabalha o paciente em um modo integrado, focado no cotidiano dele, justamente para buscar a autonomia que o idoso necessita. Por isso, são usadas técnicas e atividades para exercitar funções motoras e cognitivas da pessoa.
A importância da terapia ocupacional para a terceira idade
Por isso, a terapia ocupacional para idosos se torna importante em dois fatores: na prevenção e no tratamento. São dois tempos diferentes em que a terapia atua, entretanto, são vitais para a qualidade de vida.
Um dos pontos mais difíceis do envelhecimento é, sem dúvida, a perda da independência. Seja por problemas motores ou cognitivos, o idoso deixa de conseguir fazer sozinho atividades simples como se vestir, escovar os dentes e tomar banho, por exemplo.
Ao contrário de outros tratamentos, a terapia ocupacional é algo individualizado, cada paciente tem um trabalho a desenvolver, com diversas atividades tanto para exercitar o corpo, como a mente.
Resumidamente, quando envelhecemos, o nosso cérebro diminui, não repomos neurônios e, com isso, a atividade cerebral é mais lenta. E como melhoramos isso? Exercitando! Por isso, é sempre importante se manter ativo e a terapia ocupacional ajuda neste sentido.
Entretanto, além do envelhecimento natural, temos os problemas de saúde e as doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, mais de 1 milhão de brasileiros sofrem com a doença que não tem cura.
Por causa da doença, o cérebro perde células nervosas e, com isso, encolhe e perde suas funções. O Alzheimer afeta não só a memória da pessoa — que é o sintoma mais conhecido —, mas também a concentração, a atenção, a linguagem e a velocidade do pensamento.
Com isso, a terapia ocupacional atua no tratamento e, além disso, no trabalho de retardar o avanço da doença. A terapia age no intuito do idoso alcançar e manter sua independência no dia a dia, além de aprimorar aspectos cognitivos que se perdem por causa da doença.
Os benefícios da terapia ocupacional para idosos
A terapia ocupacional para idosos traz vários benefícios. Vale destacar que muitos instrumentos deste tratamento são aulas de culinária, criação de horta, pintura, artesanato, música, dança, entre outros. Tudo isso auxilia também na questão social do paciente. Além disso, a terapia traz estas vantagens:
- melhora da saúde mental;
- maior mobilidade motora;
- mais interação social;
- prevenção de acidentes domésticos;
- mais atenção.
Terapia ocupacional em casa de Repouso
O idoso pode fazer a terapia ocupacional tanto em seu lar, como em uma casa de repouso. Na primeira opção, apesar de ser mais cômodo, faltará um dos principais benefícios da terapia: a socialização.
Fazer terapia em uma casa de repouso inclui o idoso em um ambiente mais sociável, com pessoas da idade dele, que sofrem dos mesmos problemas e também têm histórias para dividir.
A Vitória Spa conta com um trabalho de terapia ocupacional para idosos, realizando atividades psicomotoras e recreativas, como jogos, bingos, tudo em um ambiente confortável e seguro para receber o hóspede. Se quiser saber mais, confira neste vídeo que preparamos. Para saber mais sobre o nosso atendimento, entre no nosso site e confira todos os serviços que temos para fazer o idoso se sentir em casa.