O empreendedor João Gustavo Brassolatti, de 33 anos de idade, atuava no ramo imobiliário. Mas sentiu que precisaria mudar o foco da carreira com o agravamento da recessão econômica, em meados de 2016.
Ele não imaginava, no entanto, que o seu futuro investimento seria “em família”. A mãe de Brassolatti, Esther Augusta de Jesus, administrou por nove anos a Casa de Repouso Vitória, em São José do Rio Preto (interior de São Paulo). De acordo com Brassolatti, a casa tinha apenas 13 pacientes, funcionava de forma amadora e faturava em torno de R$ 9 mil por mês. Ele nunca deu muita atenção para o negócio.
No mesmo ano, Esther encontrou um terreno que poderia abrigar mais uma unidade da casa de repouso, mas não tinha o dinheiro necessário e comentou com o filho sobre a oportunidade. Brassolatti, convencido pela mãe, resolveu entrar com o investimento de R$ 150 mil e passou a olhar mais atentamente para este mercado.
De casa de repouso a spa
De acordo com a projeção do IBGE, a população de idosos superará a de jovens em 2039. Atualmente, 13% da população brasileira têm mais de 60 anos. O Instituto Locomotiva estima que o país deverá ter 98 milhões de habitantes com mais 50 anos em 2050. Brassolatti ligou os pontos e percebeu que tinha uma oportunidade se desenvolvendo bem diante de seus olhos.
Em 2017, o empreendedor se afastou dos negócios imobiliários e começou a reparar com mais cuidado na empresa, anotar falhas de gestão e possíveis pontos de melhoria. No ano seguinte, traçou um plano para a reformulação do negócio. “No total, investi R$ 430 mil nessa unidade, contando o investimento inicial e as reformas para transformá-la no novo modelo que projetei.”
Ele mudou o nome para Vitória SPA e criou um novo conceito de negócio, com o objetivo de oferecer mais do que uma casa de repouso. No novo espaço, os hóspedes, como são chamados os pacientes, têm acesso a educador físico, área verde, passeios externos, piquenique pelos parques da cidade e um amplo calendário de festas e eventos. A mensalidade parte de R$ 4,5 mil, mas pode variar de acordo com o grau de dependência do hóspede.
Vitória SPA, em São Paulo (Foto: Divulgação)
Contratou a mãe e abriu franquia
O projeto concebido por Brassolatti começou a dar certo, enquanto a casa de repouso de Esther, ainda no molde antigo, passava por maus bocados financeiros. Em menos de seis meses após a abertura da primeira Vitória SPA, o empreendedor comprou a empresa da mãe em troca de dívidas, por R$ 450 mil, e a contratou como diretora de qualidade de todas as casas.
No ano seguinte, Brassolatti abriu uma terceira unidade. Dessa vez, com 2.800 metros quadrados, investimento de R$ 690 mil e uma grande área verde. “Remodelei toda a decoração e revestimentos pensando em tornar os ambientes mais agradáveis e confortáveis possíveis.” Depois do investimento, ele entendeu que era hora de abrir para expansão por outras vias. “Amigos e conhecidos começaram a procurar para serem sócios. Todos sabiam que é um mercado promissor e queriam entrar, aí eu resolvi criar dois modelos de expansão: franquia e sócio-cotista.”
O primeiro contrato de franquia já está assinado e dará origem à primeira unidade fora da cidade, em Catanduva, também no interior paulista. A inauguração deve ocorrer em 2020. O faturamento previsto para toda a rede em 2019, com quatro unidades próprias, é de R$ 4 milhões.
Grandes cidades
A meta do empreendedor é chegar a dez unidades próprias e 25 franqueadas em 2022. Ele trabalha com dois modelos de franquias, para 17 ou 30 hóspedes. As praças de interesse são grandes cidades, com mais de 100 mil habitantes.
Na casa menor, o investimento inicial é de R$ 270 mil, sendo R$ 50 mil de taxa de franquia e faturamento bruto estimado em R$ 76,5 mil. Já na unidade de maior porte, o aporte necessário é de R$ 470 mil (R$ 70 mil só da taxa de franquia) e faturamento bruto estimado em R$ 135 mil. Nos dois modelos, o retorno estimado para o investimento é entre 18 e 24 meses.
Fonte: PAULO GRATÃO
https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2019/12/ele-ouviu-o-conselho-da-mae-e-hoje-fatura-r-4-milhoes-com-franquia.html