O momento do pós-operatório é bastante delicado para um idoso, principalmente porque ele se encontra mais frágil e, muitas vezes, com dificuldade para realizar até mesmo as tarefas mais comuns. Por isso é tão importante estar atento aos cuidados pós-operatórios.
Ter uma pessoa capacitada ajudando nos cuidados, como monitoração da medicação, troca de curativos, dentre outros cuidados pós-operatórios é fundamental para facilitar a vida do idoso nesse momento.
Sendo assim, vamos te dar algumas dicas do que fazer no pós-operatório e da importância dos cuidados adequados para uma boa reabilitação.
A importância dos cuidados pós-operatórios
Dependendo do tipo de cirurgia e em qual estado de saúde o idoso se encontra, os cuidados pós-operatórios são imprescindíveis para que ele possa ter uma recuperação saudável e eficiente.
Além disso, dar a atenção necessária aos cuidados no pós-operatório é também uma forma de evitar complicações, como infecção, trombose e queloide, que são muito comuns após cirurgias.
Dessa forma, entendemos que a observação frequente e a assistência do paciente durante essa fase de vulnerabilidade são fundamentais para a melhora da sua saúde.
Para isso, é recomendado que o idoso seja acompanhado por um profissional adequado e especializado em cuidados pós-operatórios para garantir que o paciente está recebendo o suporte necessário para ter uma recuperação rápida e segura.
O que fazer no pós-operatório
Após passar por uma cirurgia, a pessoa idosa precisa passar por um processo de recuperação, o que vai exigir todas as suas forças, deixando o corpo debilitado durante esse período.
Sendo assim, durante a recuperação, o idoso precisa contar com diversos cuidados específicos, como a aplicação de medicação, repouso e alimentação adequada para proporcionar os nutrientes necessários para a recuperação do paciente.
Além disso, os cuidados com a higiene pessoal e troca de curativos também fazem parte dos cuidados pós-operatórios. Portanto, para garantir que o idoso esteja passando por uma reabilitação adequada, é importante que ele seja acompanhado por uma pessoa da família ou um cuidador.
Quem deve realizar os cuidados pós-operatórios
Como vimos, os cuidados pós-operatórios são bastante específicos e devem ser seguidos à risca para que o idoso tenha a recuperação adequada. Para isso, o idoso deve contar com a ajuda de um cuidador ou enfermeiro, que é o profissional adequado e especializado em cuidados com a pessoa idosa.
Com a ajuda de um cuidador, a pessoa idosa recebe o apoio necessário para administrar as medicações que deve tomar, e também auxílio na higiene pessoal, além da observação constante do local da cirurgia e troca de curativos.
E ainda, um cuidador garante que o idoso está fazendo a dieta adequada para uma recuperação mais eficiente, além de proporcionar conforto para que ele possa ficar em repouso sem se preocupar.
Como a Vitória Spa auxilia o idoso nos cuidados pós-operatórios
Se você precisa de ajuda para garantir os cuidados pós-operatórios do seu familiar idoso, pode contar com o novo serviço fornecido pela Vitória Spa: Cuidadores de Idosos.
A Vitória Cuidadores de Idosos é uma nova modalidade de atendimento que garante atendimento individualizado por uma equipe qualificada na casa do paciente. Clique aqui para entender um pouco mais sobre esse serviço!
Com o auxílio de um cuidador de idosos experiente e qualificado, a família fica tranquila sabendo que seu familiar idoso tem o suporte adequado nos cuidados pós-operatórios para passar por uma recuperação segura.
A Vitória Spa está aqui para garantir esses cuidados e proporcionar conforto e qualidade de vida para quem você mais ama! Por isso, queremos te convidar para conhecer melhor um novo conceito em casa de repouso e cuidados com idosos.