É fato que, durante toda a vida, seja na infância, na juventude ou na vida adulta, enfrentamos os mais diversos desafios. Sendo assim, quando chegamos na terceira idade, não seria diferente. Com o tempo, a vida vai mudando e chega o momento de passar por um processo inevitável: o envelhecimento. Saber lidar com esse processo é um grande aprendizado! No entanto, nem todos estão preparados.
Por isso, com as novas adversidades e a nova configuração da vida, a depressão em idoso se torna tão comum. E para que você possa cuidar de quem mais ama, hoje vamos conversar sobre como podemos ajudar aqueles que precisam.
Como identificar a depressão em idoso
É muito comum que os idosos não relatem alguns sintomas da depressão, como a tristeza e o desânimo. Ou, até mesmo, quando relatam, esses sintomas sejam vistos como “frescura”. Por isso é tão importante estar sempre atento!
Além da tristeza e da falta de vontade para realizar atividades cotidianas, a depressão em idosos também pode estar presente na dificuldade de se alimentar, nos problemas para dormir, nas queixas e dores físicas e também no desejo de ficar isolado.
Por outro lado, é claro que alguns desses problemas podem ser apenas resultado do processo de envelhecimento, mas é sempre importante prestar atenção se as queixas são frequentes, pois pode se tratar de uma ferida emocional.
Como ajudar o idoso com depressão
Em primeiro lugar, ao identificar os sinais de depressão no idoso, é importante encaminhá-lo a um profissional. Mas atenção em relação aos tratamentos psiquiátricos, pois alguns medicamentos podem agravar doenças prévias. Sendo assim, é fundamental procurar um profissional especializado em tratar pessoas da terceira idade.
Em segundo lugar, incentivar o idoso a praticar atividades em grupo, como exercícios físicos ou atividades artísticas, além de melhorar a qualidade de vida, faz com que a pessoa se sinta integrada a um grupo, diminuindo a sensação de solidão.
Por fim, incentivar o autocuidado na terceira idade também é importante para manter o bem-estar e combater a depressão em idosos. Praticar exercícios, ter uma boa alimentação e bons hábitos podem ajudar a combater os sintomas da doença.
Psicologia para idosos
Da mesma forma, é importante lembrar que o acompanhamento de um psicólogo para idosos é indispensável durante essa fase da vida, afinal, é esse profissional que irá confortar e auxiliar o idoso durante esse processo cheio de novos desafios.
Um profissional especialista é capaz de tomar as atitudes necessárias e fornecer a ajuda adequada àqueles que precisam.
Além disso, mesmo sem estar sofrendo com a depressão, fazer terapia é também uma forma de autocuidado, afinal, cuidar da saúde mental é a base para uma boa qualidade de vida, não é mesmo?
Aliás, se quiser saber mais a respeito da importância da psicoterapia para idosos, assista ao vídeo da Psicóloga Thaissa Ismael aqui embaixo!
Como a Vitória Spa pode ajudar
A Vitória Spa está há mais de 14 anos cuidando de idosos e proporcionando serviços que ajudam a manter o bem-estar dessas pessoas que são tão importantes para nós e merecem todo o cuidado e carinho, ainda mais durante essa nova fase da vida.
Com serviços como musicoterapia, psicólogo para idosos e atividades recreativas, estamos juntos no combate à depressão em idoso. Com responsabilidade e segurança, temos uma equipe de especialistas que trabalha para melhorar a qualidade de vida do idoso e garantir a tranquilidade da família!
Portanto, agora você já sabe o que fazer para identificar e amenizar a depressão em idosos, e como é importante estarmos sempre atentos aos detalhes, dando valor à vida daquela pessoa.