Respeito é um direito e dever de toda e qualquer pessoa, independentemente de sua idade, gênero, cor, crença ou classe social. Afinal, é como diz o ditado, “Respeito é bom e todo mundo gosta”. Por isso, não podemos deixar de pensar no respeito ao idoso.
Parece simples, mas, de acordo com dados do Disque 100, um canal de atendimento destinado a denúncias de violação de direitos humanos, foram registradas mais de 33,6 mil denúncias de violência contra o idoso no primeiro semestre de 2021.
Dessa forma, estamos aqui para debater sobre o respeito ao idoso e como podemos proporcionar esse carinho àqueles que mais amamos.
A importância do respeito ao idoso
Em primeiro lugar, como vimos, o respeito é um dever e direito de todo ser humano, seja criança, adulto ou idoso. Ou seja, todos somos iguais e dignos de respeito.
Por isso, o respeito ao idoso é fundamental para envelhecer com dignidade e qualidade de vida. Afinal, esse é um processo pelo qual todos estamos destinados a passar, certo? Sendo assim, é importante ter empatia e demonstrar todo o amor e carinho pelo familiar idoso através do respeito.
Respeito ao idoso: um direito assegurado por lei
Além de ser um ato de carinho, respeitar os idosos é uma responsabilidade social que está prevista no Estatuto do Idoso. De acordo com o Artigo 10 do Capítulo II do estatuto, “É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade (…)”.
Sendo assim, é nosso dever como cidadãos garantir que o idoso seja respeitado e, ainda, denunciar em casos de negligência, abandono e violência contra o idoso.
A violência contra o idoso
Como vimos, os casos de violência contra o idoso ainda são bastante frequentes no Brasil. Por isso, para garantir o respeito e combater a violência contra esse grupo, é importante entender melhor como essa violência ocorre.
Existem diversos tipos de violência contra o idoso, como:
- violência física;
- violência psicológica,
- negligência;
- discriminação.
Dessa forma, estar atento ao comportamento do idoso é uma maneira de garantir que ele não esteja sofrendo nenhum tipo de violência.
O que é respeitar o idoso?
Acima de tudo, respeitar o idoso é garantir que ele possa envelhecer com dignidade, ou seja, que possa viver um envelhecimento ativo, aproveitando todas as oportunidades de amar e ser amado, independente de como esteja passando por esse processo.
Além disso, envelhecer com respeito e dignidade é ser respeitado pela sabedoria que adquiriu com os anos vividos e com a experiência de vida.
Assim, respeitar o idoso é garantir que sua condição de ser humano seja respeitada, com qualidade de vida, bem-estar e sem constrangimentos.
Como proporcionar respeito ao idoso?
De acordo com o Estatuto do Idoso, é função do Estado e também da sociedade garantir o respeito ao idoso.
Da mesma forma que o papel do Estado é fornecer políticas públicas que garantam a saúde e a segurança da pessoa idosa, nós também devemos proporcionar o respeito ao idoso, cobrando as autoridades em relação a essas oportunidades.
Além disso, devemos zelar pela qualidade de vida e bem-estar da pessoa idosa, proporcionando alimentação saudável, auxiliando-a nos cuidados com sua saúde e inserindo-a em contextos sociais para que ela possa sentir-se pertencente à sociedade.
Por isso, muitas vezes, famílias que procuram garantir o respeito ao seu familiar idoso buscam uma casa de repouso para atender às suas necessidades. Em uma residência assistida para idosos, os hóspedes contam com profissionais especializados que trabalham para promover a saúde e o bem-estar dos idosos.
Aqui, na Vitória Spa, seu familiar idoso conta com atendimento humanizado de uma equipe multidisciplinar sempre a disposição para garantir que ele viva um envelhecimento digno, promovendo o respeito ao idoso. Conheça um pouco mais sobre a Vitória Spa, um novo conceito em casa de repouso! E garanta a qualidade de vida que seu familiar merece.