O Brasil é um país que envelhece rapidamente. Segundo o IBGE, a população idosa brasileira é composta por 29.374 milhões de pessoas, ou seja, 14,3% da população total, uma grande conquista social!
Nesse sentido, podemos dizer que as pessoas estão vivendo mais por conta das melhores condições de vida e do avanço da medicina. Sendo assim, para que cada indivíduo possa passar pelo envelhecimento com tranquilidade, é importante priorizar os cuidados com a saúde.
Afinal, o envelhecimento é um processo totalmente novo na vida de uma pessoa, e vem com uma série de desafios que podem afetar a saúde mental do idoso. Por isso, vamos te apresentar algumas dicas a respeito de como manter esse cuidado para melhorar o bem-estar do seu familiar idoso.
A importância do cuidado com a saúde mental do idoso
Sabemos que o envelhecimento é um processo natural. No entanto, nem todos estão preparados para encarar os desafios que vão enfrentar durante essa fase da vida.
Com a chegada da terceira idade, em alguns casos, o idoso precisa lidar com diversas perdas naturais: perdas cognitivas, perda da autonomia e até mesmo perda de companheiros queridos.
Dessa maneira, o envelhecimento se torna um processo delicado e difícil para algumas pessoas, o que pode afetar a saúde mental do idoso.
Os principais impactos na saúde mental de idosos
Desse modo, entendemos que as perdas, o sentimento de solidão, o medo e outras limitações podem interferir negativamente na saúde mental do idoso, resultando em problemas, como insônia, fobias, ansiedade e depressão.
E ainda, durante a pandemia, alguns desses problemas acabaram se intensificando, por conta da necessidade de seguir os protocolos de segurança, como o isolamento social. Por isso, a preocupação das famílias em relação aos seus familiares idosos também aumentou.
Cuidados necessários com a saúde mental do idoso
É natural que alguns idosos sejam mais reclusos, até mesmo por conta de algumas limitações que são características dessa idade. No entanto, é preciso estar sempre atento quando a reclusão, as reclamações e o mau humor se tornam uma constante na vida dessa pessoa. Afinal, um envelhecimento saudável é um envelhecimento ativo e autônomo.
Portanto, tomar certos cuidados e procurar medidas de prevenção e de promoção da saúde é fundamental para envelhecer com saúde e qualidade de vida. Assim, veja a seguir alguns hábitos que podem melhorar o aspecto emocional e a saúde mental do idoso.
Crie uma rotina saudável
Organizar e planejar uma rotina agradável com seu familiar pode ser o primeiro passo para superar algumas das dificuldades do envelhecimento. Procure manter uma alimentação saudável e incentivar a prática de hobbies e atividades recreativas com o idoso.
Lembre-se: a terceira idade também é uma fase da vida em que podemos aprender coisas novas e viver novas experiências.
Leve-o aos médicos regularmente
Com o passar dos anos, é natural que nosso corpo comece a apresentar algumas dificuldades, como perdas cognitivas e doenças crônicas. Portanto, lembre-se de ajudar seu familiar idoso a manter um atendimento médico regular.
Os exames de rotina são indispensáveis nessa fase da vida, já que podem ajudar a prevenir o agravamento de algumas doenças perigosas que irão afetar negativamente a vida do idoso.
Dê atenção: saiba ouvir
Alguns idosos acabam ficando muito sozinhos em casa, por isso é importante sempre se lembrar de dar atenção ao seu familiar, ouvir suas queixas, suas histórias e demonstrar amor e carinho.
Ajude-o a ter convívio social
A solidão pode ser extremamente prejudicial para a saúde mental do idoso. Por isso, estimule práticas em grupo, como a prática de exercícios físicos ou algumas atividades, como sair para dançar, jogar, participar de um clube de leitura, entre outras.
Uma alternativa para manter o idoso inserido em um contexto social, é levá-lo a uma casa de repouso. Lá ele pode encontrar pessoas da mesma faixa etária que compartilham dos mesmos desafios, o que pode ajudar o idoso a se sentir parte de um grupo.
Aqui na Vitória Spa, por exemplo, o seu familiar idoso conta com diversas atividades em grupo, além de poder se relacionar com os outros hóspedes. Além disso, ele também poderá contar com um psicólogo para idosos, um profissional especializado em confortar e ajudar o idoso a enfrentar os desafios do envelhecimento.
Por fim, você viu que, com um pouco de atenção e carinho, é possível manter a saúde mental do idoso e contribuir para que ele viva o envelhecimento com qualidade de vida.
A Vitória Spa possui serviços de qualidade que podem auxiliar nesse processo, venha conhecer!