O ser humano é, por natureza, um ser social. Sendo assim, um dos maiores medos enfrentados por aqueles que estão passando pelo processo do envelhecimento é a solidão, fator que afeta muito a qualidade de vida dos idosos.
Com o passar dos anos, é natural que algumas atividades deixem de ser praticadas e o ritmo de vida da pessoa também muda. Ou seja, a chegada da terceira idade traz algumas mudanças para o estilo de vida do idoso, o que pode causar certo desconforto para quem não está preparado.
Por isso é importante cuidar do seu familiar idoso e entender quando esse sentimento começa a surgir e como é possível evitá-lo para manter o bem-estar.
Como a solidão afeta a qualidade de vidas dos idosos
É fato que a solidão afeta de forma negativa a vida de qualquer pessoa, pois influencia fortemente a saúde cerebral, causando uma resposta negativa, tanto no sistema endócrino como no imunológico, o que acaba debilitando o organismo possibilitando o desenvolvimento de doenças.
Com o sentimento de solidão, o organismo passa a não suportar as condições adversas e aumenta a produção de hormônios que causam estresse, o que pode resultar em ansiedade, depressão, diabetes e também hipertensão.
Sendo assim, podemos observar que cuidar para que a pessoa não se sinta sozinha é também priorizar a saúde e a qualidade de vida do idoso.
Como evitar a solidão na terceira idade
O primeiro passo para evitar o sentimento de solidão é cuidar da qualidade de vida do idoso, ou seja, investir em atividades que estimulem mental e fisicamente o idoso e façam com que ele se sinta parte de um contexto social.
Dessa forma, praticar exercícios físicos em grupo, como aulas de dança ou jogar vôlei, e fazer atividades recreativas, além de fazer bem para o corpo também ajudam na sociabilidade e, consequentemente, na saúde mental.
Depressão em idoso
Com o sentimento de solidão, é muito comum que o idoso apresente um quadro depressivo, afinal, passar pelo envelhecimento também é um processo repleto de perdas, sejam perdas cognitivas ou perdas de companheiros e amigos queridos.
Sendo assim, é muito importante estar sempre atento aos sintomas da depressão e, se identificados, procurar um profissional adequado para ajudar e confortar o idoso em casos como esse.
A casa de repouso: a solução para a solidão
Em uma casa de repouso, além de estar cercado por pessoas da mesma idade, o idoso também conta com a ajuda de uma equipe de profissionais qualificados e sempre à disposição para lidar com o sentimento de solidão.
Aqui na Vitória Spa, por exemplo, oferecemos acompanhamento de profissionais da saúde 24h e também psicólogo para idosos. Além disso, promovemos atividades recreativas em grupo e a prática de exercícios físicos, que, como você viu, são grandes aliados no combate à solidão.
Cuidar da qualidade de vida dos idosos não é uma tarefa fácil, por isso oferecemos os melhores serviços, conforto e segurança para proporcionar tranquilidade a sua família.
Agora você entende o que é o sentimento de solidão e como ele pode afetar a qualidade de vida dos idosos, não é mesmo? Assim, para cuidar da saúde de quem você mais ama, não deixe de buscar ajuda profissional de qualidade.
Conheça a Vitória Spa, um lugar especial para quem você ama!