No ano de 2020, devido ao isolamento social como medida de prevenção ao COVID-19, o número de casos de violência contra idoso acabou aumentando consideravelmente.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Jornal da USP, dados disponibilizados pelo Disque 100, um canal de atendimento que recebe denúncias de violação de direitos humanos, houve um aumento de 53% no número de denúncias, de 2019 para 2020.
Dessa forma, hoje, falaremos sobre a violência contra idoso e tudo que você precisa saber para identificar e denunciar.
Tipos de violência contra pessoa idosa
De acordo com o Estatuto do Idoso, promulgado pela lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003, a violência contra idoso é caracterizada por qualquer ação ou omissão, realizada publicamente ou não, que cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico para a pessoa idosa.
Sendo assim, podemos dizer que a violência contra a pessoa idosa pode assumir diversas formas. Por isso, listamos alguns dos principais tipos de violência para que você saiba identificá-los.
Física
A violência física constitui uma forma de violência mais evidente para os familiares. Por exemplo, casos de espancamento, que provocam lesões ou traumas na pessoa idosa e chamam a atenção de pessoas mais próximas.
No entanto, em alguns casos, o agressor pode atuar de forma não tão perceptível, na forma de beliscões, empurrões, tapas ou qualquer outro tipo de agressão que não resulta em sinais físicos.
Sendo assim, é fundamental estar sempre atento ao comportamento do idoso e daqueles que fazem parte do seu convívio diário. Assim é possível identificar casos de abuso e violência física para que, assim, possa denunciar o agressor.
Psicológica
Abusos psicológicos, como agressões verbais, menosprezo ou qualquer ação que traga sofrimento emocional ao idoso são considerados um tipo de violência. Em muitos casos, o agressor submete a pessoa idosa a condições de humilhação, ofensas, negligência, ameaças e insultos que afetam a autoestima do ofendido.
Portanto, mais uma vez, é indispensável estar sempre atento ao comportamento do idoso e daqueles que participam da sua rotina para identificar sinais de possíveis agressões.
Negligência
Falta de atenção, descuido, displicência, ou seja, trata-se da recusa ou omissão de cuidados para com o idoso. Essa é uma forma de violência muito comum que pode se manifestar tanto entre os familiares, como em algumas instituições que prestam serviços à pessoa idosa.
Ao passar pelo processo de envelhecimento, é normal se deparar com alguns desafios que podem fazer com que o idoso precise de mais cuidados e atenção. Negligenciar essa atenção, tão necessária nesse momento, é um ato de violência.
Discriminação
Tratar o idoso de forma injusta ou como desigual também configura uma forma de violência contra o idoso. Sendo assim, quando um indivíduo compromete os direitos fundamentais do ser humano e o prejudica em seu contexto social, ela está praticando um tipo de violência que está correlacionada aos abusos psicológicos e pode aumentar o risco de depressão no idoso.
Assim como qualquer pessoa, o idoso tem seus direitos que devem ser garantidos pela sociedade e respeitados por todos.
Como identificar a violência contra o idoso
Como comentamos, os abusos físicos são a forma de violência contra o idoso mais perceptíveis e mais fáceis de identificar. No entanto, nem sempre o agressor irá realizar atos tão perceptíveis, por isso é importante prestar atenção nos sinais.
Procure observar o comportamento de familiares ou cuidadores que possam estar agindo de forma mais agressiva. Além disso, observe também o comportamento do idoso, se ele evita contatos afetivos e busca sempre distanciamento físico. Esses podem ser alguns sinais de agressão física.
Para identificar abusos psicológicos, esteja sempre atento às alterações de humor, sentimentos depressivos e sentimentos de desvalorização e rejeição por parte do idoso. Em casos de dúvidas, você pode procurar a ajuda de um profissional.
Lembrando que, ao identificar algum desses sinais, procure denunciar no Disque 100. Se preferir denuncie no aplicativo Direitos Humanos ou em uma delegacia, seja ela especializada em casos de violência contra o idoso, ou não.
Estatuto do idoso
De acordo com o Estatuto do Idoso:
- Art. 2o O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
- Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
- Art. 4º: “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.”
Sendo assim, para garantir esses direitos previstos por lei, procure observar e, em caso de constatar que seu familiar idoso esteja sofrendo abusos físicos ou psicológicos, denuncie.
A casa de repouso como solução para a violência contra idoso
De acordo com uma pesquisa feita pela Fiocruz, 60% dos casos de violência contra o idoso ocorrem dentro dos seus próprios lares. Seja ela causada por familiares ou cuidadores particulares, que costumam passar mais tempo com o idoso, em alguns casos.
Dessa forma, apresentamos a casa de repouso como uma solução para a violência contra a pessoa idosa, já que, em um ambiente especializado, assistido e seguro, o idoso poderá viver com mais qualidade de vida.
Aqui na Vitória Spa, além de profissionais extremamente qualificados, contamos com câmeras de segurança em todo o espaço, para garantir a tranquilidade da família. Além disso, nossas residências são adaptadas para a pessoa idosa, garantindo seus direitos e bem-estar.
Portanto, esteja sempre atento aos casos de violência contra o idoso e, ao perceber que seu familiar idoso possa estar sofrendo abusos dentro de casa, denuncie e procure a ajuda de profissionais para solucionar o problema. A Vitória Spa pode ser uma solução! Conheça nossos espaços e nossos serviços e garanta qualidade de vida para quem você mais ama!